Av. Vereador José Diniz, 3457 - 5o. andar - Campo Belo Medical Center | (11) 5041-1248 / 5531-5362

O HPV - Papilomavírus Humano, é o maior causador de câncer de colo de útero. Das mais de 200 cepas (subtipos) deste vírus, as mais relacionadas com esta doença são as de número 16 e 18. Outra patologia relacionada ao HPV é a verruga genital (condiloma) causada principalmente pelos subtipos 6 e 11.

As vacinas contra o HPV previnem as infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos virais mais comuns. São vacinas inativadas, que podem conter proteínas de 4 ou 2 tipos virais, chamadas de Quadrivalentes ou Bivalentes respectivamente. Há atualmente duas vacinas disponíveis: Gardasil, do Laboratório MSD e a Cervarix, da GSK. Em ambas fórmulas estão os subtipos responsáveis por 70% dos casos de Câncer de Colo Uterino. A Gardasil apresenta em sua fórmula também componentes que evitam em até 90% as Verrugas Genitais.

A Sociedade Brasileira de Imunizações, Sociedade Brasileira de Pediatria e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia recomendam o uso em meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e em meninos e jovens de 9 a 26 anos. O esquema de vacinação consiste em 2 a 3 doses, de acordo com a faixa etária. Crianças de 9 a 14 anos recebem 2 doses, com intervalo de 6 meses. Maiores de 15 anos devem receber 3 doses, em esquema de 0, 2 e 6 meses. Homens e mulheres acima da faixa etária de licenciamento também podem receber a vacina, desde que haja recomendação médica.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, e pessoas de 9 a 26 anos com risco aumentado para essas infecções, como imunodeprimidos e pessoas que convivem com o HIV/AIDS.

Vacina contra HPV